sábado, 14 de janeiro de 2012

Três Livros de Filosofia Oculta




Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim

Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim (Colônia, 14 de Setembro de 1486 — Grenoble, 18 de Fevereiro de 1535) foi um mago, escritor de ocultismo, astrólogo e alquimista.

É o mais influente escritor esotérico na renascença. Esteve a serviço de Maximiliano I, e devotou seu tempo principalmente ao estudo das ciências ocultas.

Foi citado por Mary Shelley em Frankenstein, e no conto O Mortal Imortal surge como uma das personagens.

Seus principais trabalhos conhecidos foram:

* De incertitudine et vanitate scientiarum (impresso em Colonia 1527), segundo o autor, uma sátira da tristeza do estado da ciência.
* Libri tres de occulta philosophia ou Livro três da Filosofia Oculta (impresso em Paris em 1531 e em Colônia em 1533), um livro sobre magia e culto clássico para praticantes dessa arte nestes tempos. Este livro foi censurado por 21 anos pela Inquisição.
* Filosofia da Mágica Natural: Trabalhos Completos em Mágica Natural, Magia branca e Magia Negra, 1569.
* Declamação sobre a Nobreza e Proeminência do Sexo Feminino, um livro sobre a igualdade da mulher.
* Um livro de Cerimônias Mágicas , também foi atribuído a ele.

O LIVRO

Três Livros de Filosofia Oculta
de Henrique Cornelio Agrippa de Nesttesheim

Compilação e Notas: Donald Tyson


1104 páginas

Três Livros de Filosofia Oculta possui um amplo repertório mágico, o qual tem influenciado os ocultistas por cinco séculos. Este clássico da literatura oculta foi publicado pela primeira vez em 1531 e traduzido para o inglês em 1651, porém nunca na íntegra. Agora - pela primeira vez em 500 anos - Donald Tyson apresenta esses escritos da forma como Agrippa gostaria que eles fossem exibidos e com as correções dos equívocos cometidos na tradução original.

Nesta obra, reúnem-se extratos sobre a magia dos trabalhos desconhecidos de Pitágoras; Plínio, o Velho; Cícero; Ptolomeu; Platão; Aristóteles e muitas outras autoridades no assunto. As anotações detalhadas de Donald Tyson esclarecem e simplificam as referências de difícil compreensão, além de ele acrescentar citações originais, a fim de tornar o trabalho de Agrippa mais acessível para o leitor moderno.

Também são descritos todos os modos de trabalhar com adivinhação e magias natural e cerimonial de uma forma clara e com detalhes úteis para as técnicas atuais. Trata-se, enfim, de uma obra essencial para todos os estudantes das histórias das idéias e da tradição ocultas.

UM LANÇAMENTO



Nenhum comentário:

Postar um comentário